quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LUTANDO CONTRA O PECADO II

Em continuidade ao estudo anterior,Lutando Contra o Pecado I, vamos observar os níveis onde o pecado ocorre.

O pecado ocorre em três níveis:

1 – Em nível pessoal – algo que vem de dentro. Refere-se à própria carne (carne entendida como a humanidade interior sempre voltada para o mal – ação fora da vontade de Deus) – Gl 5.16-21.

Os desejos pessoais e egoístas que a maioria de nós nutre no coração, segundo os textos bíblicos são pecaminosos, porque não visa o bem coletivo e sim o bem pessoal. O nosso Deus é um Deus firmado na comunhão e na unidade. Ele espera que nós também sejamos comunitários e unidos. Desde modo, não há lugar para interesses pessoais no Corpo de Cristo e sim, para o que é de interesse coletivo, que promova a comunhão, a unidade e dignifique, engrandeça e glorifique o nome do Senhor.

2 – Em nível social – algo que vem de fora. Refere-se ao mundo.Existem também os pecados que são coletivos e são cometidos por uma sociedade humana alienada de Deus, ou seja, contrária a Ele. Um exemplo claro que temos na Bíblia se encontra no Livro de Jonas. Nínive vivia em pecados e totalmente fora dos desígnios do Senhor e somente quando houve arrependimento, ocorreu a salvação daquela Cidade.

No item anterior, faz-se necessário entender que falamos do coletivo no sentido de Corpo de Cristo, a sua Igreja e no segundo momento estamos falando de um coletivo mundano e afastado de Deus, que se baseia em princípios não divinos.

3 – Em nível espiritual – por detrás da carne e do mundo se encontra a fonte primeira do pecado. Vejamos – Ef. 2.1-3: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andaste outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.

Como pode ser visto, a carne e o mundo são os canais da ação maligna que oprime e visa destruir a humanidade, tanto de crentes como de não crentes. Então, mantenhamos firmes no propósito de nossa luta.

Que Deus os abençoe e os guarde.

Rev. JC Peres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário