quarta-feira, 2 de março de 2011

PALESTRA PROFERIDA NO FÓRUM DE ENSINO CRISTÃO NA IM TUCURUVI

“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino” – 1Tm 4.13.

“Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos” – 2Tm 4.13.

“ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” – Mt 28.20

Introdução

A luz dos textos lidos, quero fazer algumas considerações que julgo importante para a Ensino Cristão: Dedicação ao Ensino Cristão; Amar o que faz até o fim; Somente através do Ensino Cristão estamos cumprindo a missão determinada por Cristo.

Dedicação ao Ensino Cristão

Para mim, trata-se de uma via de mão dupla. Tanto o professor quanto o aluno devem ter dedicação naquilo que faz. O tempo da pós-modernidade nos faz questionar e considerar como velho, antiquado e desnecessário tudo o que aprendemos como tradição de nossos pais.

Por outro lado, colocam em nós valores que são contrários a moral e o bom costume cristão. Fazem-nos ficar muito parecidos uns com os outros e com a filosofia do mundo, o propósito e fazer com que todos queiram a mesma coisa. Globalizam-nos, modelam-nos para pensarmos e reagirmos como é esperado por eles. Com fins, puramente comerciais.

O Ensino cristão liberta-nos e nos coloca no cerne de coisas vitais tanto para o aqui e agora como para a eternidade. Por isso, espera-se dedicação, pois sem ela tudo fica sem graça.

Amar o que faz até o fim

Quando ninguém mais estiver acreditanto. Acredite. Faça discípulos que seguirão as suas orientações cristãs. O melhor discípulo é o seu filho/a, pois tem admiração por você e ouve a sua voz.

O Ap. Paulo creu até o fim naquilo que julgou importante para sua vida, fez discípulos que foram fiéis em transmitir às gerações seguintes a fé cristã através do ensino discipular. Timóteo foi um deles. Queremos que você ame até o fim de sua vida coisas que são importantes para o Reino de Deus e se dediquem a elas. Faça os seus discípulos.

Somente através do Ensino Cristão estamos cumprindo a missão determinada por Cristo. O final do comissionamento que recebemos do Senhor diz que Ele estará conosco até o fim dos tempos. Até o fim dos nossos dias. Mas, para isso, seguindo a linha de pensamento do comissionamento, precisamos fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los. Penso que o ensino está sendo relegado ao esquecimento.

Consideração final

O ensino faz parte de nossa responsabilidade ao fazer um discípulo. Muitos irmãos chegam ao convívio da igreja e eles precisam ser interagidos com o restante dela e levados ao conhecimento das coisas que são importantes para a nossa fé.
A Igreja tem caminhos para isso: Escola Dominical e Discipulado nas Células. Os Cultos deveriam ser somente comtemplativos, ou seja, para adoração e louvor ao Senhor dos Altos Céus, porém, tem se tornado também lugar de ensino, mas, não pode, em hipótese alguma, servir como único espaço de oritentação cristã.

Rev. JC Peres

Um comentário: