quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa Marca do Amor de Deus

Compartilhei este prédica com os/as pastores/as da 3RE, no dia 03 de abril, no dia do Encontro Regional de Pastores/as. Agora compartilho com vocês estes pensamentos que Deus colocou em meu coração. Feliz Páscoa a todos/as.

Texto: João 3:14-16 (NVI)

14 Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. 16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Introdução:

Diversos sermões e artigos já foram publicados sobre a Páscoa, nós mesmos, como pastores/as, já pregamos e lemos muito sobre isso. Portanto, acredito que nenhuma novidade há que se possa apresentar para vocês, mas eu acredito no poder renovador da mensagem do Evangelho e é nessa expectativa que falo a vocês no dia de hoje. Que Deus possa nos renovar em seu amor.
Contextualização

Estes três versículos se encontram em uma explicação que Jesus dá sobre o novo nascimento. Ele está esclarecendo a Nicodemus sobre o tema e no esclarecimento deixa claro que para nascer de novo o caminho é passar por Ele (Jesus). Dá pistas do que lhe aconteceria em tempo oportuno, seria levantado em uma cruz (14) para salvação de todo o que nele crer (15). Deixa claro também que essa obra é fruto do amor do Pai para com a humanidade (16).
Propósito de vida

Creio que no período de Páscoa é tempo de reflexão e de reafirmar nossa fé, pois ao nos fazermos cristãos/ãs, ao nos colocarmos como seguidores/as de Jesus, ao assumirmos a vida cristã como nosso estilo de vida e desde o momento em que declaramos que Jesus Cristo é o nosso Senhor, estamos comprometidos com Ele e com o seu Evangelho e pesa sobre nós o testemunho da fé e a fidelidade aos princípios da Sua Palavra.
Marca do amor de Deus

Como entendo que Páscoa é marca do amor de Deus para conosco, quero deixar como destaque que é através do amor que podemos impactar o mundo com a história de Cristo. Lembrando que discípulo/a é aquele/a que segue os caminhos do mestre, então o caminho que temos a seguir é o caminho do amor: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13)
O amor deve ser nossa marca

Não seremos conhecidos/as como cristãos/ãs pela quantidade de conhecimento que adquirimos, pelos graus e títulos acadêmicos que conquistamos, pelos belos sermões que construimos e pregamos, pela nossa aparência impecável ou pelos méritos dos esforços desprendidos em ação social. Mas, seremos conhecidos com o amor com o qual nos amarmos: " 34 Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:34-35).

Consideração Final
Que este período de Páscoa possa encher o nosso coração de esperança de que tudo vai melhorar, ainda que a núvens possam ser densas e acizentadas e a luz nos horizontes da vida não estejam aparecendo. Que a esperança no Cristo ressusreto traga a luz para nosso caminho e para nossas ações, cobrindo tudo com o Seu amor e com a Sua graça. 

Um comentário:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Minhas saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir