sábado, 30 de maio de 2009

SEM CRISE EM CRISTO!

O Texto a seguir foi escrito por mim no início do ano e publicado no Boletirm da IM Tucuruvi - Boas Novas. O escrevi como forma de encorajar os membros da Igreja a permanecerem firmes no Senhor.

Introdução

Como é bom começar um ano novo. Novos sonhos, novas expectativas, enfim, fazemos, a nós mesmos, diversas promessas de mudanças. Mesmo que durante o ano elas não sejam cumpridas, mas sempre temos a capacidade de renová-las quando o ano começa.

Em 2009, início foi diferente! Em termos econômicos e políticos, iniciamos o ano com o anúncio de uma Crise Financeira Mundial e os diversos comentaristas políticos e econômicos anunciaram um período negro neste ano. O nosso Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que aqui no Brasil essa crise não chegaria a ser uma marolinha.

Entretanto começado o ano e vencido o mês de Janeiro, os indicadores econômicos demonstram que a crise está provocando desemprego e que patrões e empregados negociam para a manutenção do emprego. Parece que somente os sindicatos de trabalhadores não entenderam o momento que o mundo está vivendo.

As nuvens estão escuras, anunciam um temporal iminente!

Como podemos vencer a dificuldades que se apresentarem no caminho? Eu diria que, como brasileiros, já enfrentamos crises piores que essa, onde a inflação anual beirava os quatro dígitos. Eram tempos difíceis e foram vencidos com criatividade e com perseverança. A Palavra pregada trazia o tom da esperança, afinal, na Igreja de Cristo, os profetas são profetas da esperança.

Então, a proposta para vencermos os obstáculos que a crise financeira colocar em nosso caminho é pela esperança. Cito o texto a seguir:

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece – Fl 4.11-13 .

Primeiro – Contentar-se com o que tem.

O apóstolo Paulo leciona algo importante, é necessário aprender a viver e contentar-se com o que tem. Muitas pessoas querem além do que podem e se metem em dívidas homéricas, comprometendo todo o seu rendimento e o de outras pessoas que convivem com elas. Agem como que por compulsão. Não podem ver algo bonito ou interessante que querem comprar, criam necessidades que não possuem. Às vezes, compram coisas que sequer utilizam.

Faço esta colocação para que os irmãos pensem e saibam se controlar diante do impulso da compra. Ter esperança é saber contentar-se com o que tem.

Segundo – Saber estar abatido e ter em abundância.

Para mim, o apóstolo está ensinando que a vida traz situações que podem gerar abundância como pode gerar a escassez. Como não podemos controlar as intempéries, devemos preparar-nos espiritualmente e emocionalmente para viver em qualquer situação, seja ela de fartura ou de mingua. Quem assim procede, sabe que a sua vida é mais do que bens materiais. A esperança nos faz confiar em Deus.

Terceiro – Você pode todas as coisas em Cristo que lhe fortalece.

Como o apóstolo, sua força está na fé e na confiança que tem em Jesus Cristo, como Senhor e como Salvador. Diante de qualquer situação de vida sua fala é de que posso vencê-la, estando o Senhor comigo.

A Bíblia nos ensina que o Senhor sempre está conosco e que não nos abandona e nem nos desampara (Js 1.5; Hb 13.5). Logo, estando o Senhor contigo você pode vencer toda e qualquer situação da vida, inclusive a tão propalada crise.

Não esteja na crise, esteja em Cristo!

Concluindo – Tenho ouvido sermões dizendo que Deus é maior que o gigante, entendendo o gigante como os diversos problemas e dificuldades. Creio nisso também. O Criador do universo é maior do que tudo o que possa existir.

A esperança deve estar centrada em Cristo, o nosso Deus, e pela ação do Espírito Santo, que revela tudo sobre o querer de Deus, possa agir em nossa vida, fazendo com que sejamos moldados conforme a vontade do Senhor. Eu sei que diante do ano que temos pela frente o Senhor deseja que sejamos fiéis, firmados em suas promessas e confiantes de que temos o melhor. Deus é o melhor e é Ele quem cuida de nós:

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus – Fl 4.19.

Deus abençoe e fortaleça cada um de vocês.

Do Pastor e irmão na fé

Rev. JC Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário